Aula 6

E vamos ver como tornar a conclusão do seu texto mais interessante!

 

A conclusão mais comum é mesmo aquela que resume o texto todo. Ela tem também um pouco da introdução, é normal.

Para enriquecer sua conclusão você pode:

  • Lembrar uma frase de alguém famoso, que tenha a ver com o que você disse no texto
  • Fazer uma previsão

 

Lembre-se de que, se você quer mencionar várias consequências para o assunto tratado, é melhor usá-las no desenvolvimento e não na conclusão. Às vezes, dar consequências na conclusão pode também dar a sensação de que você ainda não terminou o texto. 

Igualmente, não é aconselhável que você inclua exemplos na conclusão. Você não será punido por isso, não se trata de erro, mas, para quem não tem treino, um exemplo pode significar que você queria detalhar alguma coisa mais a fundo (e na conclusão não dá mais).

E conclusão também não é o melhor lugar para uma solução... solução é para o meio do texto, lá sim tem lugar suficiente para você detalhar! Na conclusão você pode até propor algo, mas sem pensar em detalhar... 

Sobre perguntas na conclusão, é simples: ali só dá tempo de você incluir perguntas que já foram respondidas no texto. São perguntas que só reforçam o que você disse. Tenha certeza de que sua pergunta é desse tipo e pode terminar o texto  assim. 

Não perca tempo em achar frases bonitas, frases de efeito... isso não tem pontuação nenhuma nenhuma no vestibular, ok? Só serve para você perder seu tempo. 

Enfim, conclusão significa "eu já disse tudo que tinha a dizer sobre esse assunto, e como se pode ver eu realmente tinha razão de pensar assim".

Ela parece mesmo com a introdução! E ela não precisa ser feita naquele momento que você está pondo as primeiras ideias no papel - o ideal mesmo é fazê-la só depois de ter relido o rascunho e arrumado tudo! 

 

Portanto, a partir desta aula você já terá mais facilidade para terminar seu texto!

Continue treinando para aumentar suas chances de estar na faculdade no ano que vem!

 

E veja quantas orientações ótimas estão no meu blog: escrevacertoblog.wordpress.com